quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Animal racional?

Uma amiga pediu minha ajuda para arrumar um lugar para abrigar e colocar para adoção alguns filhotes cães por que ela e a família não têm como cuidar e, para eles, é natural a cadelinha dar cria e abandonar os filhotes em um terreno baldio. Só que ela não quer que isso aconteça. Quando questionei por que não castram a cadelinha, ela respondeu que eles não se preocupam com esse tipo de coisa. Não preciso descrever o piti que eu dei quando ouvi tamanho absurdo. ¬¬’

A maioria das pessoas pensa que castração de animais é só para mudar o temperamento do bichinho ou que é uma crueldade. SE os seres humanos fossem ao menos um pouco evoluídos para conviver com a própria espécie sem causar destruições e rumar para a própria extinção, eu até concordaria que a castração de animais domésticos é algo cruel e desnecessário (deveriam esterilizar muitos seres humanos ><’). Mas infelizmente quanto mais animais nas ruas, mais doenças se espalham e mais crueldades com os mesmos.


Filhotes não sabem se cuidar e dificilmente a mãe fica por perto até que ele se torne um adulto, acabam morrendo por desnutrição, atropelados e por maus tratos. São vidas que precisam e merecem alguém “racional” que olhe por elas. Quando conseguem chegar a fase adulta, procriam, procriam e procriam. Se você, caro leitor, acha que não é problema seu se um cão ou gato de rua espalham filhotes por aí, está muito enganado. Você, sua mãe, parceiro/a, filhos, tios, vizinhos podem contrair uma simples sarna ou uma grave leishmaniose por causa do abandono destas criaturas que não sabem ir até o 'dotô' sozinhos para pedir medicação. Quando mais animais sem cuidados nas ruas, maior probabilidade de propagação de doenças, rá!


Não é TÃO caro quanto muitos pensam castrar um animal, normalmente custa de 50 a 80 reais. Então, se você tem um cão ou um gato que da voltinhas por aí, castre. Seja consciente e faça jus ao título de “animal racional” que você carrega por ser um humano!

Na UIPA (União Internacional Protetora dos Animais) você encontra bastante informação sobre como cuidar do seu animalzinho, além de terem uma clínica com preços mais acessíveis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário